terça-feira, 24 de janeiro de 2012

9 Anos sem Sabotage





“Rap é compromisso...” essa foi sem dúvida a principal mensagem pelo eterno Sabotage. Há exatos nove anos, o Rap Nacional perdia uma de suas principais referências: Mauro Mateus dos Santos, ou simplesmente “Sabota”.

Ator, compositor, Rapper, sempre muito polêmico no movimento Hip Hop, tinha uma relação muito próxima à mídia, talvez por isso nunca teve o apoio de 100% do seu público. Participou dos filmes Carandiru e O invasor. Em suas músicas sempre citou com muito apreço a Zona Sul e o bairro do Brooklin (SP), local onde ele viria a ser assassinado. Cantou com Helião, Negra Li, B’Negão, SNJ, Charlie Brown Jr, Sepultura e vários outros.
Foi sem dúvida um dos precursores do Rap Nacional que utilizavam o protesto como forma de expressão. Suas principais músicas estão até hoje na boca dos admiradores do bom rap nacional. Rap é Compromisso, um bom lugar, Mun-Rá, são sem dúvidas hinos periféricos.
Essa é sem dúvida uma data triste para o Movimento Hip Hop nacional, entretanto é um dia também para refletirmos se nós, envolvidos com o Rap Nacional estamos realmente agindo com compromisso ou apenas cantando uma viagem.

Sem perder a essência do Rap Talentos, segue uma música não tão divulgada do grande mestre Sabotagem em parceria com Z’Africa Brasil.

E segue o link de um material exclusivo do Forum Rap Brasil referente à Sabotage: 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário