quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cobertura Não Oficial – Racionais Mc’s


Uma vez por ano eles desembarcam por aqui. Cercado de expectativa o show dos Racionais Mc’s é sempre uma atração que muito movimenta a capital do país. E nesse Sábado (14) não poderia ter sido diferente. Com a estrutura de um show internacional e com certeza, público que se aproximava das dez mil pessoas vários grupos de Brasília fizeram a abertura. A sonorização pela da bomb não deixou o que reclamar.
No roteiro não prescrito, Markão Aborígene deu um show particular que botou toda a galera pra cima, tão como Mc Ahoto e Mocotó e Tribo da Periferia. Um dos grupos mais aguardados da noite (Viela 17) também mostrou a que veio, não decepcionando a plateia.
O show dos Racionais Mc’s não foi nada além do esperado. Cantaram algumas músicas no novo repertório, mas o que realmente agita o público são as antigas músicas.
Muito mais poderia está sendo dita nesta reportagem, entretanto, a cobertura foi apenas parcial e não oficial.
Opinião
                Escrevo como fã que tem o Hip Hop como uma das grandes paixões, que com grande esforço procura prestigiar, não todos, mas os eventos que não implicariam na minha perca do ganha pão. Vou dizer sinceramente qual foi minha real sensação do show do último sábado.
                Senti-me em pleno Rio de Janeiro, separado por um morro (ou arquibancada) se assim preferir chamar, observando as pessoas da Cidade (ou pista) se divertirem.  “Vou por um sorriso de criança a onde for” foi algo que não estava ali.
                A separação de classes sociais em pleno show de rap é uma coisa que não pode existir, mas é claro que existem fins comerciais.
                Sem dúvida, o mais frustrante não foi o show, que mesmo com percalços, foi uma bela apresentação. A maior revolta foi por parte da organização. Não por ter negado o credenciamento a este blog, não por ter dificultado a entrada à Tribuna mesmo com uma entrevista marcada com o Viela 17 (que em breve estará no ar), mas as palavras de alguém que falou pela  Cult pro (assessoria) de que o grupo Racionais MC’s não iria querer ceder palavras ao blog, que não existia interesse por parte dos músicos falar com o site.
                Independente disso, o trabalho da mídia é mais agressivo (não violento, que fique claro!) a sede pela informação e pela cobertura falou mais alto, e eu tive a honra de conhecer o “maior rapper do país” (sim, entre aspas, para que fique claro que não se refere ao que sinto), que me tratou com muita educação sendo o revés do que foi feito pela organização.
               
                 Por fim, valeu a pena! Valeu a pena esperar o alvorecer para ouvir palavras tão belas do rapper Japão Viela 17 que em breve poderei compartilhar com vocês, valeu a pena ver o discurso feito por Markão Aborígene, sobre seu filho, valeu a pena por conhecer pessoalmente artistas que eu só tinha ouvido por músicas e atos, valeu a pena me sentir uma “Brownzete” se assim posso citar, por correr atrás do grupo como uma verdadeira vedete por uma foto.

3 comentários:

  1. Muito foda a matéria. Queria ler também uma critica ao show dos Racioanais.

    Parabéns FÉ.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos do Rap Talento, aliás obrigado pela homenagem em forma de camiseta na qual estou usando agora, vocês que são atenciosos e educadíssimo, desculpe a demora pela entrevista é que tudo estava numa correria danada, abraço a todos e aguardo a entrevista. Japão (viela17)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir